intemporal

Um dia, tive uma proposta para ir falar com um padre, padre João Lucas. Mais tarde soube que era um imponente historiador, mas quando aconteceu apenas pensei que fosse um 'padre comum', amigo do meu avô. Fui.
No meio da conversa, entre informações históricas, datas, contos, expliquei-lhe que ia casar, e que tinha medo. Confessei que não tinha medo de me casar, mas sim de ser capaz de o fazer para sempre, da responsabilidade inerente. Calmo, apenas me disse 'para o casamento resultar basta: amar, perdoar e esquecer. E, minha filha, amar é o mais fácil.'
Não neguei. As palavras dele eram espontâneas e sonoras, totalmente tocantes ao ouvido e ao coração. Sei que amar é o mais fácil, sei que é a batalha que conquistei mais facilmente, o resto vem para que eu lute por elas. Sei o que é o amor. Aprendi desde cedo.
Tinha na minha vida alguém que era das pessoas mais encantadoras que já conheci. A minha madrinha. 
A minha madrinha morreu de cancro, lutou por ele mas não o venceu. Deveria ter uns 14 anos, e a minha mãe não me deixou ir ao funeral. Passei essa tarde em casa de uma prima da minha idade, ficamos as duas a tentar distrair-nos. Passado uns dias, quando cá em casa se revivia os momentos ouvi a história mais bonita de sempre.
A minha mãe sempre tomou conta do meu primo - filho da minha madrinha -, era o filho do seu coração, amava-o e ama-o. Sempre acompanhou a luta contra o cancro, e sempre tentou com que com 18 anos, o meu primo não sofresse mais do que o que já era esperado. Quando se deu o enterro, a minha mãe ia abraçada a ele, chorosa. O meu primo apenas lhe disse 'Não chores, eu sei que a minha mãe está bem, ela sabe que te tenho a ti e à minha irmã.'
Não sei se o amor tem forma, mas tem ainda mais sentimento inerente. O meu amor tem formas especificas, mas sim de pessoas, de gratidão.
Nunca tive uma família perfeita, mas sei que me deram o amor, todo o que podia receber.
Sei que amo e é isso que quero que o meu casamento tenha, que é isso que lhe quero dar. 
Por isso padre, a frase vai ser o ensinamento para esta longa vida.

Comentários